Ela é feita com ervas sob medida para quem reclama que não consegue secar as gorduras. Então, ferva a água para ter um inverno quentinho e magro!

tisana(2)

A finar as medidas, desintoxicar, reduzir o estresse… Esses são alguns dos benefícios da tisana. O que é isso? “Uma bebida feita na água fervente com plantas terapêuticas que proporcionam saúde”, ensina a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, da VM Nutrição e Fitoterapia (SP). Mas, segundo a nutricionista Débora Fabiane Pomponio, do Santa Clara Eco Resort (SP), as qualidades das ervas precisam ser comprovadas e aprovadas pela Anvisa (portal.anvisa.gov.br). Feitas as apresentações, vamos ao que interessa: com uma dieta equilibrada, você seca até 5 kg em um mês com a tisana. Nesta matéria, há cinco receitas diferentes da bebida que a fará entrar em forma.

EMAGRECEDOR!

Sem mudar sua rotina alimentar, apenas adicionando a tisana em seu cardápio, conseguirá afinar entre 1 kg e 2 kg por mês. No entanto, se associar à bebida uma dieta saudável, você pode derreter até 5 kg por mês. Ou seja, mantenha-se bem longe dos famosos carboidratos simples, como pães, bolos, pizzas e lanches, além de evitar doces, refrigerantes, frituras e gordura. O que comer? Frutas, legumes, carboidratos integrais, carnes magras, grãos e verduras.

ERVA + RAIZ + PLANTA = TRIPLO EFEITO!

O melhor da tisana é que ela pode combinar diferentes ervas, plantas, raízes e flores que tenham o mesmo objetivo. A vantagem disso:  acelerar resultados. “Se você juntar o gengibre, a canela e a laranja amarga em uma única infusão, por exemplo, terá um ótimo termogênico que acelera o metabolismo, obrigando o corpo a gastar mais calorias para funcionar”, ensina Débora. O resultado disso é quilos a menos na balança!

CUIDADO!

Adquira as ervas em lojas especializadas. Elas garantem o manuseio e o armazenamento corretos. Outra coisa: se utilizadas sem orientação, as plantas podem causar reações adversas e até modificar a ação de outros medicamentos. “A tisana deve ser recomendada por um especialista e não autoprescrita. No entanto, caso queira tomá-la sem ir até um médico, informe-se para não correr riscos”, alerta Vanderli. Grávidas, pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão devem buscar um especialista antes do consumo.

5 TISANAS QUE EMAGRECEM

Precisa secar? Confira as receitas infalíveis para ajudá-la nessa missão

COMO FAZER

Ferva 1 litro de água. Quando começar a borbulhar, coloque as ervas (confira receitas ao lado). Deixe ferver entre três a cinco minutos.

Abafe por dez minutos com um pires de vidro ou uma tampa que não seja de metal, como inox ou alumínio, pois o material interfere negativamente nas propriedades da tisana. Também nada de plástico, hein? A matéria prima pode liberar o Bisfenol A (BPA), uma substância tóxica.

Quer adoçar? Use um pouco de mel.

Coe e beba frio ou quente, entre as refeições.

COMO INGERIR

O ideal é tomar de três a quatro xícaras (chá) por dia, durante, no máximo, três dias. “As plantas precisam desse tempo para agir de maneira eficiente e acelerar seus benefícios, principalmente os emagrecedores”, orienta Vanderli. Após esse tempo, mude a combinação para o organismo não se acostumar e evitar qualquer risco de uma possível intoxicação. Recomendação: como a tisana perde suas propriedades de um dia para o outro, faça apenas a quantidade que você vai consumir no dia. Assim, não correrá o risco da sua infusão deixar de promover os efeitos esperados.

TISANA TERMOGÊNICA

Queima a gordura O metabolismo trabalha mais rápido, aumentando a queima de calorias e, logo, de gordura. A laranja amarga quebra a molécula de gordura já acumulada no organismo, além de reduzir o colesterol.

Ingredientes

1 col. (sopa) de hibisco

3 cm de gengibre

1 pedaço de canela em rama (3 cm)

1 col. (sopa) de laranja amarga

TISANA DETOX

Faxina interna Desintoxicante, elimina pela urina as toxinas e gorduras que sobram do processo metabólico. Elas atrapalham o funcionamento do organismo porque, em excesso, provocam inflamações que emperram a perda de peso. Também melhora as funções intestinais.

Ingredientes

1 col. (sopa) de dente-de-leão

1 col. (sopa) de carqueja

1 col. (sopa) de erva-doce

TISANA DIURÉTICA

Xô, inchaço! Essa combinação de ervas favorece o trabalho dos rins na filtragem da linfa, que é o líquido responsável por despejar as impurezas do corpo. Sendo assim, drenam o excesso de água e ajudam a varrer para fora do organismo as toxinas que acumulam peso.

Ingredientes

1 col. (sopa) de cavalinha

1 col. (sopa) de quebra-pedra

1 col. (sopa) de centelha asiática

TISANA DIGESTIVA

Trânsito livre Trata-se de uma combinação de ervas capaz de melhorar a digestão dos alimentos, evitando que eles fiquem parados nas paredes do intestino e acumulem toxinas. Desta forma, diminui-se os riscos de inflamações no organismo e o acúmulo de peso também.

Ingredientes

1 col. (sopa) de camomila

1 col. (sopa) de hortelã

1 col. (sopa) de espinheira-santa

TISANA ANTI-INSÔNIA

Durma bem! Com efeito calmante, age diretamente no nosso sistema nervoso, diminuindo as tensões nervosas e musculares. Como dormir bem também emagrece, elas ajudam a eliminar e a despachar os quilinhos extras para longe.

Ingredientes

1 col. (sopa) de casca de maracujá

1 col. (sopa) de capim-cidreira

1 col. (sopa) de camomila

Queridinha das famosas!

Não é de hoje que as tisanas fazem sucesso. Na França, existem restaurantes que oferecem a versão detox, principalmente no inverno, quando há um aumento de comidas gordurosas e baixa procura por alimentos crus. Por aqui, atrizes como Fernanda Souza, Cristiana Oliveira, Juliana Paes e Paolla Oliveira também  recorrem ao poder das ervas para manter a balança sob controle.

Anúncios